quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Hipertensão Gestacional

*Lopes,I.A

*Duarte,K.N

*Lana,C.S

Ingrith_abreu@hotmail.com

Kelemduarte02hotmail.com

*Aluno do curso Biomedicina da Unipac- Campus Ipatinga

A hipertensão arterial pode surgir de maneira silenciosa, sem que a pessoa perceba. Podem aparecer sintomas vagos, como dor de cabeça, tonturas, cansaço, enjôos, mas na maioria das vezes isso não ocorre. As artérias sofrem diminuição em seu diâmetro, dificultando a passagem do sangue, razão pela qual o coração precisa exercer uma pressão maior para bombeá-la.

É normal a pressão arterial se elevar nos casos de ansiedade, stress, dores, medo e aborrecimento, mas podendo retornar ao padrão normal que é 120mmhg x 80mmhg, considerado pelo Orgão Mundial da Saúde. Caso isso não ocorra e mesmo em repouso a pressão permaneça alta, dizemos que a pessoa é portadora de Hipertensão arterial, que pode ser descoberto pelos sintomas já comentados, aferindo a pressão e também pelo período da gestação.

Mas sabemos que algumas mulheres chegam adquirir a pré-eclampsia e outras doenças devido a pressão alta, apenas durante a gravidez, podendo ocasionar a eclampsia também. Existem muitas teorias já lidas em revistas, ou pelos panfletos dos postos da saúde que se baseiam em que as causas podem estar relacionadas a fatores genético, alimentares, vasculares, neurológicos, mas nenhuma delas chegou a confirma-se. Normalmente se reconhece a pré-eclampsia pela hipertensão arterial, aumento de peso e proteínas na urina. O risco de sofrer a pré-eclampsia é maior nas mulheres com gravidezes múltiplas, em mães adolescentes e mulheres maiores de quarenta anos de idade. Pode acontecer a partir do quinto mês, e com mais freqüência durante a primeira gravidez.

Os sintomas são conhecidos como inchaço das mãos, rosto, tornozelos e pés, ganho exagerado de peso, dor de cabeças fortes e persistentes, alguns transtornos visuais, pressão sangüínea alta, sangue na urina e náuseas, trazendo risco de morte para a mãe e bebê. Na mãe causa edema cerebral, hemorragia, insuficiência renal e o desprendimento prematuro da placenta da parede uterina. Esse desprendimento ocasiona hemorragia vaginal e afeta o fornecimento de oxigênio de nutrientes que o feto precisa. Mesmo que a placenta não se desprenda, a hipertensão pode reduzir o fornecimento de sangue que a placenta necessita, retardando o crescimento fetal.

A eclampsia não fica pra trás, geralmente pode apresentar sintomas como convulsões, agitação intensa, perda da consciência e ausência de respiração durante breves períodos e alterações na retina ocasionada pela hipertensão, é considerado um quadro mais agravado da pré-eclampsia. Ou seja, é quando a mulher grávida apresenta os sintomas da pré-eclampsia e chega a ter convulsões e outras reações mais preocupantes para ela e para o bebê que espera.

É importante considerar que 75% das mortes de hipertensão na gravidez têm como causa da pré-eclampsia e a eclampsia. A melhor forma de proteger-se a si mesma e ao bebê, é dar a luz contribuindo para o nascimento prematuro, cujo único meio que o bebê possa sobreviver. Se isso não for possível pelo tempo que esteja a gestação, o médico avaliará o caso e determinará o tipo de tratamento a seguir, até o momento mais adequado para o parto.

A mulher grávida deve evitar aborrecimento, uma dieta balanceada, com consumo moderado de sal, não deixar de se exercitar, não ingerir bebidas alcoólicas, não fumar, e aferir a pressão periodicamente, e não se esquecer do acompanhamento do pré- natal, o qual é um direito de toda mulher.

Lembrando-se que maioria destas mulheres sofre de trauma pós-parto, ou ficam com seqüelas. Precisando de um acompanhamento profissional, como um psicólogo para ajudá-las a fazer novos planejamentos como uma próxima gestação.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertens%C3%A3o_arterial

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?211

http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=381

http://guiadobebe.uol.com.br/parto/riscos_da_preeclampsia.htm

fonte: revista Istoé

livro: sexo e corpo



http://docs.google.com/Doc?docid=0AStCtYTC4t_nZGR4bjVybW1fMGN0eDJ0cWYz&hl=en


http://www.easy-share.com/1908353937/Hipertensão Gestacional correto.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário